Jardim-paisagem:
guia prático de antotipia

Marina Soares




Jardim-paisagem: guia prático de antotipia é uma publicação de Marina Soares que apresenta, de forma acessível, o processo da antotipia — técnica fotográfica que utiliza pigmentos vegetais como material fotossensível para a criação de imagens pela ação da luz. O livro reúne fundamentos, breve histórico, orientações práticas e referências bibliográficas, além de destacar trabalhos artísticos produzidos em Pernambuco, onde a prática tem se expandido nos últimos anos.

A publicação nasce de uma pesquisa iniciada em 2021 no Edital Formação e Pesquisa LAB PE e posteriormente desenvolvida com incentivo do Edital Microprojeto Cultural 2022/2023, por meio do Funcultura, da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundarpe. Resultado desse percurso, o livro é uma porta de entrada para quem deseja experimentar processos fotográficos históricos e alternativos, por meio de uma abordagem técnica, sensível e ecológica.








Texto alternativo: Cartaz em fundo preto com flores roxas nas laterais. No topo, lê-se “Lançamento livro digital”. Ao centro, em destaque, o título “Jardim-paisagem: guia prático de antotipia”, seguido do nome da autora, Marina Soares. Na parte inferior, informações do evento: 12 de dezembro de 2025, às 10h, no Laboratório de Fotografia do Centro de Artes e Comunicação da UFPE. Texto indica que a atividade é realizada no âmbito da disciplina Fotografia e Arte e que o evento é gratuito e aberto ao público. Na base do cartaz aparecem os logotipos da Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.


    








© 2024